Na última quarta-feira (04), véspera do feriado prolongado de Páscoa, trabalhadores do funcionalismo público do Pará participaram do Congresso extraordinário da Federação dos Servidores Públicos do Estado (Fpespa), que elegeu a nova diretoria que irá comandar a entidade pelos proximos três anos.
“Trata-se de um salto que a Federação dá na organização dos servidores públicos no Estado do Pará, que estava dividida de um lado por um organização informal e de outro por uma entidade, cujo interior não contava com Sindicatos efetivamente organizados”, destacou Marcos Araújo, o Marcão (foto), presidente da CTB Pará.
O dirigente revela que o processo, que contou com a participação da CTB-PA, retoma a organização da Fpespa, que com filiação de diversas entidades de servidores no estado, agora terá um caráter aberto e democrático. “Retomamos a Fpespa para agir em defesa dos trabalhadores no serviço público no Pará”, destacou Marcão.
Para presidência foi reeleito o professor Valdo. Carlos Esdras, atual presidente do Sepub (filiado à CTB) ocupará a vice-presidência. Já para a secretaria-geral foi eleito o dirigente da CTB estadual, Marcos Afonso (Marquinhos), presidente do Sindifepa (Sindicato dos Servidores das Fundações no Pará).
“É um grande passo no sentido da organização classista dos servidores e servidoras paraenses. Já esta terça-feira (10), a nova direção organiza uma grande manifestação em defesa dos direitos dos servidores e da sociedade, em frente à Secretaria de Administração, em Belém”, revelou Marcos Afonso.
Portal CTB