A lenta recuperação econômica no Reino Unido provocará um aumento do índice de desemprego durante 2012, essencialmente entre os jovens, de acordo com estudo publicado nesta segunda-feira (9) pelo Instituto de Investigação para Políticas Públicas britânico.
Até setembro, pelo menos 100 mil pessoas perderão seus empregos. Depois disso a cifra começará a diminuir, conforme previsão feita nesta segunda-feira por especialistas da entidade. O impacto será maior nos menores de 25 anos, pois estima-se que cerca de 40 mil percam seus empregos neste ano.
A maioria de desempregos se registrará no noroeste e leste do país, em Londres e nas regiões de Yorkshire e Humberside, no norte da nação europeia.
“A tragédia pessoal da lenta recuperação econômica é a forma em que o índice de desemprego seguirá aumentando durante o ano, inclusive quando a economia comece a crescer novamente”, sublinhou Kayte Lawton, pesquisador londrino. Em sua opinião, esta é a recessão mais longa e a recuperação econômica mais lenta que experimentou o Reino Unido e alerta sobre o risco de que o alto desemprego vire um padrão permanente na economia britânica, como ocorreu nos anos 80 do passado século.
A economia britânica deu sinais de recuperação no primeiro trimestre de 2012, mas ainda é lenta e enfrenta grandes desafios, informou na semana passada a Câmera de Comércio.
Segundo suas previsões a economia local crescerá apenas 0,6% neste ano. Para 2013, o organismo empresarial estima um crescimento econômico maior e um aumento do número de desempregados, de 2,67 milhões existentes hoje, a 2,90 milhões.
Fonte: Agência Prensa Latina