Sindimetal Caxias do Sul (RS) promove debate com a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB

Na noite da última quinta-feira (15), o auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em Caxias do Sul, ficou pequeno para o número de pessoas que prestigiaram Raimuna Gomes, a Doquinha, secretária nacional da mulher trabalhadora da CTB, que palestrou em homenagem aos 80 anos do direito ao voto feminino e a abertura do mercado de trabalho às mulheres.

doquinha_sindicomerciarios4

A mesa, coordenada por Ivanir Perrone, secretária geral do Sindicomerciários e integrante da União Brasileira de Mulheres (UMB), contou com a participação de Guiomar Vidor, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no RS, Leandro Velho, coordenador geral da CTB Serra e Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Azenira Lazarotto, secretária do departamento feminino da CTB e do Sindilimp e Diana Lúcia Souza, coordenadora do departamento feminino do Sindicato dos Metalúrgicos.

doquinha_sindicomerciarios
Durante a palestra, foram relembradas as reivindicações femininas no início do século XX, principalmente aquelas referentes a melhores condições de trabalho. De acordo com Doquinha, apesar de ter-se comemorado, no último dia 8, 102 anos do Dia Internacional da Mulher, as lutas continuam as mesmas. “Ainda hoje, há muita discriminação de gênero nos postos de trabalho, principalmente para mulheres acima dos 35 anos. A igualdade não é apenas algo que está posto, pronto. É uma luta cotidiana”.

doquinha_sindicomerciarios3

Doquinha ressaltou, entre outros assuntos pertinentes à categoria, a importância da redução da jornada de trabalho para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. “Nós precisamos viver mais, não só ir do trabalho para casa e vice-versa. Precisamos participar mais em grupos sindicais, nas escolas e em atividades que nos deem prazer e que nos façam viver melhor”,

Raimunda Gomes “Doquinha” é professora da rede estadual do Amazonas e doutoranda em Ciências Sociais. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de 1999 a 2005.

{youtube width=”600″ height=”400″}qC5sv5CO4hY{/youtube}

Texto: Tiago Cidade – Sindicomerciários (Vídeo: Sindimetal Caxias do Sul)