Organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), filiado à CTB, professores da rede estadual e municipal do Maranhão estão mobilizados para a grande greve nacional que acontece entre os dias 14 e 16.
Em São Luís, um grande ato público marcará o primeiro dia da greve nacional dos educadores em defesa do piso salarial, carreira e maior investimento na educação – 10% do PIB, garantido no Plano Nacional de Educação.
O ato público começa às 8h30, na Praça Deodoro, Centro de São Luís, com panfletagem e denúncias contra os gestores que insistem em desrespeitar as leis da educação e os profissionais da área. A manifestação prossegue com passeata até o Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, onde o ato público continua.
No segundo dia de greve, quinta-feira (14), os trabalhadores participam de uma manifestação, às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado, onde reunirão com deputados estaduais.
No último dia da paralisação, sexta-feira (16), a direção do Sinproesemma irá apresentar aos educadores o texto final do Estatuto do Educador, no auditório da Associação Comercial do Maranhão, na Praça Benedito Leite, a partir das 8h30, para que os educadores tomem conhecimento dos avanços conquistados na revisão do projeto.
Interior
Já no município de São José de Ribamar, nesta quarta-feira, será realizada uma grande passeata pelas principais ruas da cidade para chamar a atenção da sociedade para o descaso da prefeitura com a classe trabalhadora.
Na quinta-feira, o palco das reivindicações dos trabalhadores será a Câmara Municipal de São José de Ribamar. No último dia da greve nacional, os educadores vão marchar em direção à sede da prefeitura e cobrar do gestor municipal o pagamento das promoções e titulações.
Em todos os dias da greve nacional, a concentração dos educadores será a partir das 7h30, na Praça do Cruzeiro, próxima ao Banco do Brasil.
Fonte: Sinproesemma