08 de Março: mulheres rurais baianas mobilizadas por terra, água e agroecologia

Nesse 8 de Março, milhares de mulheres do campo e da floresta, através das Federações de Trabalhadores na Agricultura – Fetags de todo o país, estão realizando uma série de atos em seus respectivos estados.

São diversas ações, que incluem mobilizações para apresentação de reivindicações a serem negociadas com governos estaduais e municipais, referentes às demandas das trabalhadoras rurais. “As mulheres continuam em marcha, simplesmente porque durante todo esse tempo nós nunca paramos de lutar”, afirma Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura).

O diálogo com os governos locais vai se estabelecer através de um fio condutor, o tema Terra, Água e Agroecologia e está subdividido em sete eixos: Biodiversidade e Democratização dos Recursos Naturais; Terra, Água e Agroecologia; Soberania e Segurança Alimentar; Autonomia Econômica, Trabalho e Renda; Educação Não-Sexista, Sexualidade e Violência; Saúde e Direitos Reprodutivos e Democracia, Poder e Participação Política.

Na Bahia, as atividades em comemoração ao 8 de março, que incluiram uma caminhada que teve como tema “Igualdade e Oportunidade”, foram convocadas pelas centrais CTB, CGTB, Força, NCST e UGT, em parceria, além da União Brasileira das Mulheres (UBM), .

Na cidade de Mairi, o STTR realiza a comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com um ato público dia 11, sábado, a partir das 9h, na sede da Delegacia Sindical do Ponto de Mairi. Josefa Rita, diretora de Políticas Socias da Fetag, informa que o STTR de Sobradinho realiza em sua sede, na tarde do dia 8 de março um “Chá das Cinco” com palestras sobre direitos das mulheres, previdenciários e motivos da depressão feminina; na oportunidade será servido um lanche, realizados sorteios de brindes e uma festa com a banda de forró “Chove no Molhado.”

Em Juazeiro, as comemorações do 8 de março começam logo pela manhã com uma visita aos meios de comunicação realizada por mulheres dos STTR’s de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova e do Conselho Municipal de Muheres. às 16h acontece a Caminhada saindo do Fórum em direção a Nova Orla Marítima quando será realizado um ato político de encerramento.

No dia 11 de março é a vez do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixabeira realizar a 5ª Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a partir das 13h, no Centro de Formação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixabeira – BA, com o tema: “Vozes femininas construindo a democracia”.

PROGRAMAÇÃO

13h00 Boas vindas com cantiga de roda;
13h30 Mensagem de abertura;
13h45 Composição da mesa e fala dos convidados;
14h15 Apresentação do painel: Mulher nos espaços de poder (Vandalva MOC);
14h45 Apresentação do painel: Política de Saúde da Mulher (Kátia enfermeira);
15h15 Debate com a plenária;
15h30 Apresentação cultural (Claúdia-Eder-Edinalva);
16h00 h Caminha em homenagem a mulher (percurso: STTR a Praça do Corêto);
16h30 as 21:00 h Seresta da Mulher (sorteio de brindes).

Com informações da Fetag-BA