Nesta terça-feira (14), a Federação dos Trabalhadores em Indústria do Paraná comemora uma trajetória de 63 anos de fidelidade aos trabalhadores das indústrias do Estado, somando lutas e conquistas em meio a distintas conjunturas econômicas, políticas e sociais.
A Fetiep representa atualmente cerca de 300 mil trabalhadores nas indústrias Químicas e Farmacêuticas, Extrativas, Vestuário, Fiação e Tecelagem, Couro e Calçados, Papel e Papelão, Vidros, Louça, Fósforos, Açúcar e Alcool, Gráficos. Quarenta e dois sindicatos compõem a sua base de representação.
Como é uma entidade de segundo grau, que representa várias categorias, a principal tarefa da FETIEP é unificar as lutas dos sindicatos no âmbito estadual e coordenar o trabalho e a ação unitária de todas as categorias.
Instalada em abril de 1945, a FETIEP só recebeu a Carta Sindical que a oficializava no dia 14 de fevereiro de 1949, assinada pelo então Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Honório Fernandes Monteiro.
Foi a primeira entidade de trabalhadores com representação de segunda instância a ser criada no Paraná, permanecendo única até os anos 60, quando sindicatos da Construção Civil também criaram sua Federação.
“A Fetiep parabeniza os milhares de trabalhadores e trabalhadoras que representa e reforçamos nossa missão de continuar trabalhando de forma democrática, ética e transparente para unificar cada fez mais as lutas, sempre buscando valorizar o setor produtivo paranaense e oferecer melhores perspectivas para toda a classe trabalhadora”, declara em nota.
Fonte: Fetiep