Britânicos articulam greve geral ainda para este mês

Vários sindicatos do Reino Unido já iniciaram os processos de votação obrigatórios por lei para realizar uma greve em 30 de novembro, a qual poderá ficar na história como a maior desde a histórica greve geral de 1926.

O sindicato Unison convocou os mais de um milhão de associados a pronunciar-se sobre a paralisação. A mesma iniciativa foi tomada pelo sindicato Unite, com cerca de 225 mil membros do sector público. Também a GMB, com os seus 600 mil membros, já iniciou a votação.

A redução de direitos na aposentação é uma das reformas impostas pelo governo conservador-liberal que os sindicatos não aceitam. Mas já não se trata apenas de pagar mais contribuições para receber pensões mais pequenas. Muitos trabalhadores do sector público, que viram os seus salários congelados e reduzidos, correm o risco de ficar de fora dos planos de pensões por falta de meios. Não menos grave é o programa de redução de centenas de milhares de postos de trabalho.

O Unison é o maior sindicato europeu. Do total de seus filiados, cerca de 315 mil se pronunciaram, na última quinta-feira (3), a respeito da possibilidade de greve geral no final de novembro. “Essa participação reflete o profundo descontentamento que nossos membros mantêm em relação às propostas do governo sobre suas pensões”, afirmou Dave Prentis, secretário-geral da organização.

Com informações do Avante! e do CRIEnglish.com