Protestos anticapitalistas se estendem por vários estados nos EUA

Um protesto que pretendia paralisar o porto da cidade americana de Oakland para mostrar o alcance do movimento “Occupy Wall Street” terminou em confusão nesta quinta-feira, 03/11, quando policiais de choque prenderam dezenas de manifestantes que haviam invadido um prédio abandonado e destruído vidraças e vitrines no centro da cidade. Segundo a polícia, pelo menos quatro presos tiveram de ser hospitalizados. Manifestantes também teriam atirado blocos de concreto, canos de metal e coquetéis molotov contra os policiais.

Na esteira do movimento de protesto contra o sistema financeiro internacional e a distribuição de renda, milhares de pessoas convergiram na quinta-feira para o porto de Oakland, o quinto mais movimentado do país, bloqueando ruas e saídas com veículos e barricadas improvisadas. O porta-voz da administração do porto, Isaac Kos-Read, disse que as operações marítimas foram interrompidas de fato.

A polícia estima que sete mil pessoas participaram da ocupação do porto e avalia que, em geral, a manifestação foi pacífica, exceto pelos incidentes de vandalismo que levaram às prisões.

Fonte: O Globo