Escritor João Ubaldo debate literatura brasileira em festival

A literatura contemporânea brasileira está bem representada no Festival Internacional de Artes da Europa – Europalia Brasil 2011. Na próxima semana, o escritor João Ubaldo Ribeiro – Prêmio Camões de Literatura 2008 –  maior condecoração para escritores de língua portuguesa, fará uma série de palestras na Bélgica, na capital Bruxelas e cidades do interior, entre os dias 24 a 27 de outubro. Além de João Ubaldo, nomes como o de Chico Alvim, Alice Ruiz, Daniel Galera e Paulo Lins são alguns dos que estarão em destaque nas próximas semanas do festival.

Na segunda-feira, dia 24, João Ubaldo estará na cidade de Wolvertem, onde fará uma palestra no Centro de Línguas CVO Meise – Jette (10h30); no dia 25 participa como professor convidado de uma aula de Literatura Portuguesa, na Universidade de Halles, em Louvain-la-Neuve (12h30). No mesmo dia,  o escritor profere palestra no Teatro SCVO da Antuérpia (19h); dia 26 estará no Centro de Atividades Literárias da cidade de Utrecht  e  no dia 27 conversa com o público no Centro de Belas Artes (20h30) de Bruxelas.

João Ubaldo Ribeiro é um dos mais premiados romancistas brasileiros da atualidade. É também contista, jornalista, professor e roteirista. Baiano de nascimento, viveu boa parte de sua infância e juventude no estado de Sergipe. Passou muitos anos no exterior, estudando e trabalhando em países como Estados Unidos, Alemanha e Portugal.

Sua obra é caracterizada pelo bom-humor e fina ironia, aborda aspectos sociais e políticos da vida do povo nordestino e brasileiro, além de trazer elementos das culturas africana e portuguesa. Na literatura, seus livros de maior destaque foram Setembro não Tem Sentido, Sargento Getúlio, Viva o Povo Brasileiro, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditoso e Miséria e Grandeza do Amor de Benedita, primeiro livro virtual lançado no Brasil. O escritor tem várias obras traduzidas para o inglês, francês e alemão.

Muitos de seus trabalhos foram adaptados para cinema e televisão, tais como os romances Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, O Santo que não Acreditava em Deus, e Viva o Povo Brasileiro. O livro Sargento Getúlio recebeu o Prêmio Jabuti 1972, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (mais importante premiação da literatura brasileira) e o filme, de mesmo nome, dirigido por Hermano Penna e protagonizado por Lima Duarte, foi premiado nos festivais de Gramado, Havana e Moscou. O filme também recebeu o troféu da Academia Paulista de Críticos de Arte nas categorias de melhor filme e melhor ator.

Ubaldo é membro da Academia Brasileira de Letras e colaborador dos jornais O Globo, Frankfurter Rundschau (na Alemanha), Jornal da Bahia, Die Zeil (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), O Estado de São Paulo, A Tarde, entre tantos outros.

Fonte: MinC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.