Seminário debate aposentadoria e suas conseqüências na vida dos trabalhadores

O Fórum Sindical de Saúde dos Trabalhadores (FSST), composto pelas centrais CTB, CGTB, CUT e Força Sindical, promoveu na última sexta-feira (21), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, o Seminário Aposentadoria e suas conseqüências para a vida dos trabalhadores. O Seminário que deve se estender até aàs 18h abordará a previdência,  o impacto da aposentadoria na vida dos trabalhadores e os desdobramentos políticos para uma aposentadoria justa.

O presidente do Sindicato dos Desenhistas do Rio Grande do Sul e secretário de Saúde e Segurança no Trabalho da CTB-RS, José Flori Cardoso Prestes, que coordenou na abertura do evento, destacou que o objetivo do Seminário é também produzir um documento com base em todas essas questões que foram aprofundadas no decorrer do Seminário.

“Esse seminário vem debater com a sociedade e representantes de diferentes órgãos, como INSS, DIEESE, IPEA e ANFIP, FETAG, entre outros, a respeito dos números da Previdência. Nós queremos debater esses números, porque dizem que a Previdência é deficitária, mas entendemos que não. Há quem prove o contrário, que ela não é deficitária. O governo diz que é deficitária na hora de dar aumento de salário aos aposentados. Pelas palestras realizadas, constatamos realmente que a Previdência não é deficitária e a razão está com os trabalhadores. Esse déficit não existe e o dinheiro é desviado para outras finalidades. O governo faz um caixa único com o dinheiro da Previdência, a fim de cobrir outros rombos e a gente fica sem saber o seu destino. No decorrer das palestras, isso ficou muito claro”, ressaltou.

José Flori destacou a importância da presença do representante da Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RS), Nilton Brasil, no evento. “Não vejo ser discutida a aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Para nós, foi importante tomarmos conhecimento dessa situação, a fim de ver como podemos contribuir para ajudar nossos companheiros e companheiras do campo”.

Para o dirigente CTB o seminário servirá de base para a construção de um documento de luta na defesa da melhoria das aposentadorias e pela maior qualidade de vida dos trabalhadores aposentados. “No Brasil, a CTB luta pelo fim do fator previdenciário, a fim de que o trabalhador possa se aposentar mais cedo e com melhor qualidade de vida”.

Fonte: Emanuel Mattos – CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.