Canavieiros de Pernambuco fecham acordo e piso salarial sobe para R$ 600

Os canavieiros de Pernambuco encerram na última quinta-feira (20) a campanha salarial, fechando acordo com os patrões. Eles conquistaram um piso salarial de R$ 600 e cesta básica. Outro ponto importante para a categoria foi a mudança nos contratos de trabalho, que passam a ser por tempo indeterminado. Com isso, terão direito a multa rescisória de 40% do FGTS, aviso prévio e seguro-desemprego.

O acordo foi fechado, no final da tarde, na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), após cinco rodadas de negociações. A pauta de reivindicações continha 100 itens. Segundo a Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetape), a maioria foi atendida. “Foi uma campanha vitoriosa para o conjunto dos trabalhadores”, afirmou o diretor de Política Agrária da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues dos Santos.

Esta foi a 32ª campanha salarial da categoria, que em Pernambuco reúne representantes de 52 sindicatos municipais, com a intermediação da Procuradoria Regional do Trabalho e negociação direta com os sindicatos que representam os patrões.

Cerca de 100 mil trabalhadores rurais atuam nas plantações de cana durante a safra. Na entressafra, esse número cai para cerca de 30 mil. Na safra 2010/2011 a produção de cana em Pernambuco alcançou 17,9 milhões de toneladas.

Fonte: Josiel Galvão – CTB-PE