Arte de rua retrata a vida cotidiana e expressão popular

A exposição integra a programação do Europália – Brasil e leva à Europa uma mostra da arte de vanguarda que vem sendo feita no país.

“De certa forma estamos trazendo de volta para apresentar a vocês, a arte europeia, só que digerida pelos nossos artistas e recriada como uma arte dos trópicos, com o calor e o colorido da Cultura brasileira”, comentou a ministra, em sua fala na abertura da exposição. Ela estava se referindo ao movimento Modernista que se implantou no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna, realizada em são Paulo, em 1922. O movimento tinha como proposta a transformação da cultura tradicional europeia, em algo novo, adaptado à realidade brasileira.

A manchete de um jornal europeu sobre as expressões artísticas brasileiras expostas no Europália – Brasil, o país que devorou a Europa – foi à motivação para este comentário da ministra ao público que prestigiou a abertura da exposição, na Antuérpia, onde o museu está localizado.

A propriedade com a qual o curador da exposição “A Rua”, o belga Dieter Roelstraete, retratou a vida cotidiana e a arte do Rio de Janeiro, impressionou a ministra. “só um profundo conhecedor da alma carioca poderia organizar uma mostra como esta”, comentou. Ela disse que identificou no trabalho a alegria e a espontaneidade características do modo de ser da população da cidade.

A exposição “A Rua” (The street), que estará aberta ao público de 7 de outubro a 22 de janeiro de 2012, reúne obras de 29 artistas visuais do Rio de Janeiro e apresenta trabalhos conceituais, contemporâneos, que vão desde fotografias, gravuras, instalações, vídeos, painéis com poesias concretas a trabalhos com máscaras. Todos simbolizando aspectos da vida da cidade, cotidianos e geográficos. Integram a mostra nomes como Alexandre Voglite, Hélio Oiticica, Anan Bello Geiger, Guga Ferraz, Vens Machado, Lígia Clark,  Lúcia Laguna, Maurício Dias e Walter Sigried, entre outros.

Fonte: MinC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.