Conferência do Trabalho Decente no RS defende fim do fator e redução da jornada

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região  foi palco na última terça-feira (13) da 1ª Conferência do  Trabalho Decente do Rio Grande do Sul.

O encontro, que reuniu  sindicalistas e trabalhadores de toda a região e representantes dos  governos estadual e municipal, foi uma preparação para a Conferência  Estadual de Trabalho Decente, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro  em Porto Alegre.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro  Velho, Caxias do Sul foi escolhida para sediar o encontro pela grande concentração de trabalhadores e empresários. “A jornada de trabalho, o  trabalho escravo e infantil e as condições de trabalho são temas importantes que devem ser discutidos”.

Entre os painelistas estiveram presentes membros da bancada  trabalhadora e patronal. Eremi Melo que representou os trabalhadores e a CTB destacou a redução da jornada de trabalho e o fim do fator  previdenciário como temas importantes a serem discutidos. “A redução da jornada de trabalho é decência, pois representa a possibilidade de  uma vida melhor aos trabalhadores, com mais lazer, mais tempo para a família e os estudos”, sustentou Eremi.

Antônio Barreto, representante dos empresários, defendeu o  investimento na educação para formar trabalhadores capacitados “A  falta de acesso a escolaridade, faz com que essas pessoas sejam alvo  de exploração”.

A erradicação do trabalho infantil e escravo, o combate a  informalidade e a discriminação também foram destacados no encontro. O gerente Regional do Ministério do Trabalho, Vanius João de Araújo  Corte revelou que três mil empresas são fiscalizadas anualmente em Caxias do Sul. “Nestas fiscalizações já encontramos  mais de 20 casos  de trabalho escravo.”

Depois da exposição dos painelistas a discussão foi aberta para  debate. Foram intercalados representantes dos trabalhadores e dos empresários. As prioridades da Agenda Nacional de Trabalho Decente  são: Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidade e tratamento. Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho  infantil, em especial em suas piores formas. Fortalecer os atores  tripartites e o diálogo social como um instrumento de governabilidade  democrática.

A conferência realizada em Caxias do Sul foi gravada. A transcrição da  conferência fará parte de um relatório da comissão que organiza o
evento.

Fonte: Majô Schwingel