Parada Gay reúne cerca de 1 milhão em Salvador

Cerca de 1 milhão de pessoas lotaram o centro da capital baiana na tarde do último domingo (11) por ocasião da 10ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, organizado pelo Grupo Gay da Bahia. De acordo com a programação divulgada as atrações do evento tiveram inicio no palco central por volta das 12h e seguiram até ás 21h com apresentações de shows transformistas seguido por bandas de pagode, axé e outros ritmos musicais de gosto populares.

A cerimônia de abertura da Parada começou com o ator transformista Bagagerie Spilberg trajando um vestido branco e arranjo de penas na cabeça, pedindo um minuto de silêncio em memórias das vitimas do ataque terrorista em Nova Iorque que hoje faz onze anos a tragédia que abalou a humanidade. O discurso de abertura começou com a vereadora Leo Kret, seguido por Marta Rodrigues, Olívia Santana, Aladilce, Vânia Galvão, deputado Federal Jean Wyllys e deputada Federal Alice Portugal.

Logo após as falas políticas dos parlamentaresrecebeu das mãos de Bagagerie Spilberg a faixa de madrinha e passou a delegada Patrícia Nuno que fez discurso rápido e emocionado expressando alegria de receber a homenagem, seguido ouviu-se o Hino Nacional na voz da cantora Juliana Ribeiro, às 15h50 o trio oficial iniciou o percurso tradicional seguindo a bandeira do arco íris que representa a diversidade cultural do movimento. O trio realizou pequenas paradas ao longo do trecho. A madrinha Patricia Nuno fez o percurso até a Praça da Piedade.

parada_gay_bahia

Um ponto marcante no percurso da Parada aconteceu no retornou ao começo. Na altura da Rua Carlos Gomes, entrada que de acesso ao Largo Dois de Julho, o trio parou para a inauguração da placa que batiza o logradouro como Esquina do Arco Íris, uma solicitação do GGB a Câmara Municipal, concedida por ocasião da Parada. O percurso feito pelos trios foi concluído ás 20h e as atividades do palco às 21h com a banda Pagoe da Mulher Solteira. O vocalista convidou diversas transexuais ao palco e elas dançaram para o público ao som da banda. De acordo com informações do módulo policial do Campo Grande até as 20h30 não havia registro de nenhum tipo de violência ou agravo envolvendo os participantes.

A 10ª Parada Gay da Bahia teve como tema “Ser gay não é estranho. Estranho é a homofobia”. A idéia ganhou forma graças à criação da agência Propeg de publicidade. A divulgação da campanha ganhou baneres, cartazes, folhetos, outdoors e vídeo para televisão e internet. A parada contou ainda com a participação de represnetantes dos movimentos, sociais, sindical e estudantil.

Com informação do Grupo Gay Bahia