5ª Primavera dos Museus movimenta 589 instituições em 310 cidades brasileiras

A Primavera é a estação do ano ligada à renovação. Essa época de reflorescimento da flora e da fauna terrestres foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus, órgão vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), para desenvolver o evento denominado Primavera dos Museus, que em 2011 chega à sua 5ª edição. A iniciativa será realizada entre os dias 19 e 25 de setembro, em 310 cidades brasileiras, e nesse período serão oferecidas 1.779 atividades em 589 instituições museológicas.

A 5ª Primavera dos Museus terá como tema Mulheres, Museus e Memórias, abrindo espaço para a reflexão sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade. O objetivo do evento, coordenado pelo Ibram e realizado pelas instituições participantes, é sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Uma ampla e diversificada programação movimentará a semana dedicada aos museus de todo país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, gincanas, atividades recreativas e exibições de filmes são exemplos do que esses sete dias do mês de setembro reservam.

A programação elaborada é ampla e repleta de variedades, como, por exemplo, a série de visitas guiadas nos dias 22, 24 e 25 de setembro ao Museu do Futebol, em São Paulo, para uma reflexão sobre a participação da mulher no campo do esporte; a ação educativa Leitura de imagem e o feminino (Pintura), a partir de obras de Lasar Segall, com análise de fotografias e desenhos de suas modelos de referência e discussão sobre o seu processo de criação, dia 21 de setembro, no Museu Lasar Segall, em São Paulo; e também o show de encerramento do evento com a cantora Nana Caymmi, nos jardins do Museu da República, no Rio de Janeiro.

Fonte: Ministério da Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.