A CTB se une aos trabalhadores da Unicamp e diretores do STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp) que lamentam o falecimento diretor prof. Osmar de Oliveira Machese. O falecimento ocorreu na sexta-feira (12) e seu corpo será cremado hoje (13) às 16h no cemitério Vila Alpina na capital.
Osmar foi diretor do STU desde 2002, quando se elegeu para a gestão pela chapa Alerta Unicamp. O professor Osmar, como era conhecido, além de diretor do STU foi também diretor da Adunicamp e Andes.
Na Unicamp o professor Osmar Marchese tem uma trajetóriamarcada desde o começo da Unicamp, quando veio a convite doprofessor Zeferino Vaz para compor o quadro de professores do curso de economia.
O Professor Osmar desde sua entrada na direção do STU se dedicou a estruturar o Departamento de Aposentados. Graças a seu esforço o STU passou a ter um Departamento de Aposentados atuante, com grande capacidade de organização e elaboração política, além de se articular com várias entidades em todo país. Sua ação política, além de contribuir com o STU, também ajudou na organização dos trabalhadores da USP, Unesp, da Fasubra e da CTB, federação e central que o STU é filiado.
Durante a reforma da previdência professor Osmar foi uma das vozes mais contundentes na defesa dos
direitos previdenciários e condenou veementemente a argumentação de que a previdência é deficitária, demonstrando em vários fóruns e na mídia que os recursos da previdência não deveriam se confundir com os da seguridade social.
Professor Osmar foi eleito pelos trabalhadores da Unicamp para compor o Conselho do Spprev (previdência dos Servidores do Estado de São Paulo) e lá se transformou numa voz firme na defesa dos pensionistas e aposentados. Sua luta mais recente foi para garantir a manutenção dos trabalhadores da USP, Unesp e Unicamp nas folhas das respectivas universidades.
Nos últimos tempos vinha se empenhando para que a reitoria da Unicamp agilizasse os processos para construção da sede do STU. Queria a sede pronta para que fosse um espaço de integração dos trabalhadores ativos e aposentados.
Professor Osmar fará falta. Fica seu exemplo de compromisso com a causa dos trabalhadores. Nossa melhor homenagem a esse companheiro é continuar a sua luta.
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU)