Chapa da CTB aposta em “avançar com experiência” para vencer eleição na APLB Sindicato

Os profissionais da educação do estado da Bahia mais uma vez são chamados a decidir sobre o destino de seu sindicato. Entre os dias 4 e 5 de agosto, toda a categoria da APLB Sindicato estará mobilizada. A Chapa 1, apoiada pela CTB, aposta na conquista de novos avanços, a partir da experiência já adquirida, da renovação e principalmente da unidade.

A APLB Sindicato é a maior entidade do ramo da educação pública filiada à CTB. Sua participação nos congressos da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) sempre representa um papel de destaque. No total, cerca de 150 mil trabalhadores compõem sua base, com cerca de 96 mil filiados e penetração em todos os 415 municípios baianos.

Para a diretora nacional da CTB e diretora de Assuntos Jurídicos da APLB, Marilene dos Santos Betros, é enorme a dimensão das eleições desta semana. Ela destaca que o Sindicato tem sido um protagonista na luta pelo piso nacional do Magistério e na conquista de melhores planos de carreira – um dos tripés para a valorização dos profissionais, segundo sua avaliação. “Lutar por essa valorização é uma de nossas bandeiras primordiais”, disse.

Para a dirigente, é preciso ampliar a preocupação com as condições de trabalho dos profissionais da educação. “Apenas bons salários não bastam”, defende. “É preciso trazer os estudantes para suas unidades escolares. Para isso, é preciso oferecer condições aos professores. Na Bahia, especificamente, conquistamos um aumento diferenciado. Os demais servidores conquistaram a inflação do período, enquanto nós tivemos um acordo superior a 13%”, relata.

Bandeiras

A Chapa 1 é composta por professores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, funcionários da educação básica, trabalhadores na ativa e aposentados, profissionais de ambas as redes (municipais e estadual) e da capital e do interior da Bahia. Todos os seus membros residem nas cidades das regionais às quais se candidataram.

“Avançar com experiência, renovação e unidade” é o mote da campanha da Chapa 1. Entre suas principais bandeiras, está a defesa pela continuidade da APLB em um rumo adequado, baseado no pluralismo, na democracia, na participação inclusiva, contra quaisquer intolerâncias e preconceitos.

A Chapa 1 também encampa as políticas que fazem parte da Agenda da Classe Trabalhadora, resultado da 2ª Conclat, realizada em junho de 2010. Seus integrantes lutam por um novo projeto nacional de desenvolvimento para o país, pela valorização do trabalho, pela sustentabilidade ambiental e pela unidade da classe trabalhadora.

Clique aqui para conferir a lista de locais de votação para a eleição de 4 e 5 de agosto.

Fernando Damasceno – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.