Centrais realizam o “Dia de Mobilização” em Porto Alegre nesta quinta-feira

O Brasil precisa continuar avançando com desenvolvimento e mais direitos sociais para a classe trabalhadora. Por isso, as centrais sindicais querem colocar na ordem do dia a “Agenda dos Trabalhadores”. A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, juntamente com as demais centrais, CGTB, Força, NCST e UGT realizarão na próxima quinta-feira, 28/7, uma grande manifestação no centro de Porto Alegre.

Manifestação em Brasília no dia 06 de julho

O evento faz parte da “Jornada Nacional de Mobilização em Defesa da Agenda dos Trabalhadores”  e é preparatório para o grande ato unificado das centrais que acontece no dia 3 de agosto em São Paulo.

O Dia de Mobilização em Defesa da Agenda dos Trabalhadores tem concentração marcada para as 9h na Alberto Bins, na altura do Viaduto Conceição. A caminhada, que pretende reunir cerca de 1 mil trabalhadores de todo o estado, deve seguir pelas ruas do centro até a Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini.

Segundo o presidente estadual da CTB, Guiomar Vidor, além da redução da jornada de 44 para 40h sem redução de salários, a agenda inclui a regulamentação da terceirização, o fim do fator previdenciário, a atualização dos índices de produtividade do campo, a reforma agrária e ratificação de convenções da OIT e o fim das práticas anti-sindicais. Outro tema que ganha relevância nesse momento, segundo o dirigente, é a crítica a alta da taxa básica de juros no país. “Também exigimos a garantia de reajustes reais para os salários e condenamos veementemente essa política de juros altos. Não aceitamos o argumento de que salário gera inflação”, afirmou o presidente da CTB.

O movimento também terá foco em temas estaduais como a luta pela valorização do piso regional, em defesa de uma política permanente de valorização do salário. Além disso elencará como prioridade no Rio Grande o fortalecimento da UERGS e a instalação das escolas de turno integral. No final da manhã as centrais serão recebidas pelo vice-governador, Beto Grill. Na oportunidade farão a entrega de um documento dos trabalhadores com reivindicações ao governo gaúcho.

“São manifestações por mais avanços no Brasil visando, acima de tudo, o desenvolvimento com valorização do trabalho, combater a miséria e a pobreza extrema, lutar pela distribuição de renda digna, melhoria nos sistemas de educação, transporte, saúde e moradia, além de buscar o cumprimento e ampliação dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, acrescentou Vidor.

No dia 3 de agosto a centrais preparam um grande ato em São Paulo, onde pretendem reunir 80 mil pessoas na atividade.

Serviço:

Dia de Mobilização em Defesa da Agenda dos Trabalhadores em Porto Alegre
Dia 28 de julho (quinta-feira)
Concentração à partir das 9h
Concentração: Rua Alberto Bins, na altura do Viaduto Conceição – Porto Alegre

Fonte: Clomar Porto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.