Professores da rede municipal de Recife decretam greve

Os alunos da rede municipal de ensino do Recife retomaram às aulas no dia de ontem, porém, correm o risco de ficarem sem aula já na próxima quarta-feira (27). Isto porque os professores decidiram decretar greve após uma assembleia geral realizada na tarde de ontem, no Teatro Boa Vista, no Recife. A paralisação das aulas está marcada para o próximo dia 27.

A maioria dos docentes não aceitou o reajuste de 4,94%, retroativo a janeiro;1,97% para setembro próximo, nem a titulação de 5% mais outros 5%, fracionado em 2,5% para setembro deste ano, e 2,5% para julho de 2012 oferecida pela Prefeitura. “Queremos que a Prefeitura (Recife) cumpra a lei do piso nacional que é de R$ 1.197,87”, enfatizou Ana Cristina Davi, uma das coordenadoras do Simpere.

A sindicalista adiantou que os professores entrarão com uma ação na Justiça de improbidade administrativa contra a Prefeitura do Recife por ter descumprido a lei do Piso Salarial Nacional do Magistério que prevê um salário de R$ 1.197,87. “Atualmente, o salário inicial do professor municipal é de R$ 901”, acrescentou.

Cerca de 100 mil alunos da rede municipal de ensino, incluindo creches e centros educacionais, deverão ficar sem aulas por tempo indeterminado, a partir da próxima quarta-fei­ra, após a decisão do pro­fessorado em decretar a greve. Em nota, a Secretaria de Educação do Recife informou que não foi comunicada oficialmente a respeito da decisão.

Fonte: CTB-PE