Jornalistas e radialistas fazem ato no calçadão de Aracaju

Jornalistas e radialistas realizaram um ato conjunto na manhã desta quinta-feira, 21 no calçadão da rua João Pessoa, em Aracaju (SE), com a finalidade de mostrar à sociedade, a falta de avanços nas negociações salariais junto à classe patronal, que oferece 7% enquanto a categoria pleiteia 9% por um turno de cinco horas. Uma nova rodada de negociações está marcada para esta sexta-feira, a partir das 9h na Superintendência Regional do Trabalho (SRT).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, George Washington, o ato contou com representantes de vários sindicatos e de jornalistas e radialistas. “O ato foi muito positivo. Nós contamos com apoio de representantes da CTB, CUT, Sindicatos dos Tabalhadores em Água (Sindisan), dos previdenciários (Sindiserv), dos Servidores Públicos Estaduais (Sintrase), Sindicato dos Gráficos, Sindicato dos Bancários, Sindiminas, entre outros”, ressalta.

George Washington disse ainda que “para agravar a situação, o presidente do Sindicato Patronal, Messias Carvalho, renunciou ao cargo e nós já passamos do meio do ano, estamos chegando a agosto sem uma definição para os salários de classes tão importantes para a sociedade, que são os jornalistas e os radialistas. Esperamos que haja sensibilidade dos patrões durante as negociações desta sexta-feira, 22”, enfatiza lembrando que entre as reivindicações está 40% para cargos de chefia [atualmente é de 20%].

Atualmente, o piso salarial dos jornalistas é de R$ 1 mil 21 reais e 64 centavos por cinco horas de trabalho e dos radialistas cerca de R$ 900 por cinco ou seis horas. Os radialistas pleiteiam o piso administrativo e salários diferenciados para locutor e radialista, pois muitos desenvolvem as duas funções e recebem por uma.

Por Aldaci de Souza