Unidade marca posse da nova direção do Sindimetal-Rio

Na última sexta-feira (15), a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro ficou lotada para a posse da nova direção da entidade (2011-2015). Em clima de confraternização, mas também de muita unidade e vontade de luta para a campanha salarial que se inicia, o evento recebeu diversas representações de trabalhadores e sindicatos, personalidades e partidos políticos.

Um a um, os novos diretores foram chamados para receber o diploma das mãos da Comissão Eleitoral. Segundo um dos integrantes, Luís Oliveira “esse era um momento histórico para todos”, aproveitando ainda para destacar todo o apoio do Sindicato no processo: “A diretoria deu todo o apoio para que essa comissão eleitoral funcionasse a contento. Então temos que aqui agradecer a essa diretoria”.

Em nome da nova diretoria, o presidente reeleito, Alex Santos, destacou a responsabilidade e os desafios da nova direção, como a busca da mobilização dos trabalhadores, da implementação de um novo projeto nacional de desenvolvimento, de reestruturação da entidade e de promover intensos debates sobre a industrialização do país

“Esses desafios estão postos e ao mesmo tempo assumimos de maneira muito tranquila, pois saímos de um processo eleitoral onde conseguimos trazer de volta para nossa Casa todas as forças políticas que atuam na categoria. Saímos dessa eleição com 97% dos votos válidos, o que mostra que a nossa unidade está em alta com a categoria, que vai se somar conosco nessa luta. São desafios enormes, mas a nossa consciência de classe e a vontade de transformar esse país é muito maior. Com certeza teremos um mandato vitorioso, que trará imensas alegrias para a nossa categoria, parar os familiares e pros trabalhadores do Rio de Janeiro”, declarou Alex Santos.

Diversas representações sindicais também foram ao evento prestigiar a posse da nova direção do Sindicato. O diretor da FitMetal, Leandro Velho, afirmou que trazia um abraço dos metalúrgicos de todo o Brasil, destacando a importância da integração “da classe trabalhadora de norte a sul desse país. O Sindimetal-Rio é nosso co-irmão, estamos ombro a ombro nas lutas. Nós trabalhadores temos que nos unificar para cada vez mais melhorar nossa qualificação à frente dos sindicatos”.

O coordenador do Fórum Naval, Joacir Pedro, ressaltou a importância da retomada da indústria naval nos últimos anos, graças à política do presidente Lula que retomou a construção das plataformas no Brasil. O presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Antônio Viana Balbino, destacou a luta por aumento de salários já que “as empresas têm obtido ganhos, é preciso que nós não tenhamos medo de ir para luta. Essa diretoria precisa chamas os metalúrgicos para ir à rua e arrancar direitos”. Representando a Federação Nacional dos Metalúrgicos, Edson Rocha também parabenizou a diretoria pela união das forças políticas e destacou que os trabalhadores continuam lutando por um país melhor.

Representando a CTB, Bira, também diretor do Sindimetal-Rio, também abordou a importância da unidade da categoria, dizendo que “sozinhos não temos condições de chegar a lugar algum, sabemos que a luta é difícil, que o trabalhador ainda se encontra em um momento difícil e que a luta é desigual, mas o trabalhador sabe que com união podemos dar uma resposta a altura e fazer com que esse país seja diferente”.

O último a falar foi o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que falou sobre a retomada da indústria nacional. Segundo ele, “foi preciso um metalúrgico na presidência da República para a gente poder dar outro rumo a esse país, que acreditando na nossa força colocou o Brasil no lugar que ele está hoje. Atualmente, o Brasil tem papel fundamental na geopolítica mundial, pelo poder que a gente tem e pela riqueza que a gente foi capaz de criar”.

“Eu quero agradecer aos metalúrgicos que tiveram papel fundamental nessa retomada, pois ninguém acreditava que o Brasil pudesse voltar a fazer navios e hoje a já são mais de 60 mil empregos na indústria naval”, disse o presidente da Transpetro.

Com informações do Sindimetal RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.