CTC reafirma seu compromisso com a realização do 4º ESNA

A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) divulgou um documento nesta semana, no qual reafirma sua adesão e total compromisso com a realização do 4º Encontro Sindical Nossa América (ESNA), marcado para os dias 25 a 27 de agosto, na cidade de Manágua (Nicarágua).

Leia abaixo o documento:

CTC reafirma seu compromisso com a realização do 4º ESNA

A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) expressa sua adesão e compromisso com a realização do 4º Encontro Sindical Nossa América (ESNA) que terá lugar em agosto próximo em Manágua, Nicarágua.

Temos a consciência das calamidades para os trabalhadores, seus sindicatos e os povos em geral, engendradas pela atual conjuntura de crise sistêmica global, que se expressa, entre outras coisas, pelo alto grau de desemprego e a crescente desproteção social, reforçada pelas diversas manifestações militaristas e de criminalização do protesto social.

Hoje, em nossa região, são operados processos transcendentais de transformações políticas, econômicas e sociais, com o objetivo de dignificar os povos da região. Onde o direito a um trabalho digno e decente constitui uma premissa fundamental em benefício de toda a sociedade e onde a integração aprofundada nos princípios da solidariedade e da complementaridade, constituem a melhor expressão da vontade política dos novos governos.

Não têm sido poucas as agressões e tentativas de desestabilizar e derrocar o enorme esforço transformador, em favor da dignidade social dos povos, que vem sendo realizado. Entretanto, se impõe a necessidade manifesta de seus trabalhadores e povos para sustentar esse esforço e fazê-lo avançar frente aos embates hegemônicos do imperialismo.  Para isso, a construção da UNIDADE, no pensamento e na ação, joga um papel fundamental, constituindo, portanto, nosso principal empenho.

O Encontro Sindical Nossa América (ESNA) é um cenário facilitador e canalizador de toda essa vontade, no qual os trabalhadores e os movimentos sociais em geral podem vertê-la, com identidade própria; o fato de esta 4ª edição do ESNA ser realizada na região da América Central e, de maneira particular, na Nicarágua, a terra de Sandino, é um reconhecimento a este povo e a todos os seus povos pelas tradições de lutas que defendem.

Pelo acima exposto, a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) ratifica sua adesão e apoio ao 4º Encontro Sindical Nossa América (ESNA) e expressa seu compromisso de continuar trabalhando pelo fortalecimento e consolidação deste cenário, assim como o de impulsionar o Programa de Formação, Investigação e Assistência Técnica, responsabilidade a que estamos consagrados.

Central de Trabalhadores de Cuba (CTC)