3° Plenária Estadual da CTB reúne sindicalistas pernambucanos

Na 3º Plenária Estadual da CTB-PE, ocorrido no ultimo sábado (02), mais de 85 sindicalistas compareceram a sede do Sinpro PE, onde foi realizado o Evento. Na ocasião foram debatidos os temas sobre melhores condições de trabalho e definida a agenda de mobilizações para o segundo semestre. O encontro contou com a participação do vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, da Deputada Federal Luciana Santos e do Deputado Estadual Luciano Siqueira.

“Esse encontro tem uma enorme importância, sobretudo nesse momento em que Pernambuco atravessa uma fase de grande crescimento econômico. De incorporação ao mercado de trabalho de muitas categorias e de muitos trabalhadores novos e que reclamam a necessidade de sindicatos coesos, esclarecidos, atuantes e capazes de mobilizar suas bases em defesa dos interesses fundamentais dos trabalhadores”, disse o Deputado Estadual Luciano Siqueira.

Entre os temas debatidos, o mais abordado foi sobre a luta por melhorias nas condições de trabalho. As entidades sindicais tentam levar adiante a tese que prevê a redução da carga horária, alegando que a saúde dos trabalhadores depende, também, do seu momento de descanso e lazer. Com essa redução, os trabalhadores poderão passar mais tempo com a família, diminuindo o estresse, elevando a qualidade de vida e, por conseqüência, a produtividade no ambiente de trabalho.

Após o debate, foi realizada uma apresentação das atividades da CTB em Pernambuco e, no final, eleita a representação dos delegados e delegadas ao 1º Conselho Nacional da CTB. Pernambuco tem direito a sete delegados, sendo dois delegados(as) natos, e elegeu mais cinco delegados(as), dois dos Sindicatos Rurais e dois de Sindicatos Urbanos. O Sinpro PE vai com um representante.

Agenda

Já está pronta a agenda de mobilizações para o segundo semestre de 2011. Os eventos acontecerão em todas as regiões do país. A primeira mobilização já acontece na próxima quarta-feira (06), com o Congresso Nacional da CTB. São esperados representantes das cinco centrais sindicais, além de aproximadamente mil dirigentes sindicais de todo o país. A atividade da região sudeste, se dará com uma grande passeata na Avenida Paulista, em São Paulo, quando é esperado mais de 100 mil trabalhadores.

Fonte: Paulo Carrera