Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul alerta para os baixos índices de PLR na região

Caxias do Sul tem índices de Participação nos Lucros e nos Resultados  (PLR) muito baixos em relação a outros estados brasileiros. Enquanto  empresas como a Volvo e a Renault pagam valores de R$ 15 mil e R$ 12  mil, empresas da região estão pagando aos trabalhadores em media R$  300, R$ 500, outras nem sequer dividem os lucros com os trabalhadores.

Na avaliação de Leandro Velho, vice-presidente do Sindicato dos  Trabalhadores Metalúrgicos, estes índices são insignificantes frente a  produtividade e lucratividade da indústria. “Chegou a hora de dizer  não à exploração. Os trabalhadores e trabalhadoras que querem fazer a  diferença precisam lutar por mais direitos e pela valorização do seu  trabalho”, ressaltou

Outros exemplos de valores pagos pelas empresas em outras regiões  brasileiras destacam a desvalorização dos trabalhadores da região. A  Bosch pagou R$ 8 mil, a Volkswagen R$ 11,5 mil, a Mercedes Benz R$ 4,7  mil e a Valeo R$ 3.050.

A Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou nos Resultados das  Empresas (PLR) é um item presente na Constituição Brasileira desde  1946, mas, fora algumas poucas experiências isoladas, só começou a ser  negociada de fato a partir de 1994, com a medida provisória 794/94 (e  suas edições subsequentes, com modificações).

Fonte: Fabíola Spiandorello