Instituto é lançado em homenagem a Colombiano e Catarina

Em uma assembleia na noite da última quarta-feira (29) amigos e familiares do diretor do Sindicato dos Rodoviários Paulo Colombiano e da secretária do PCdoB na Bahia Catarina Galindo fundaram o Instituto de Formação e Qualificação Profissional Paulo Colombiano e Catarina Galindo – Reacender. A entidade é mais uma homenagem ao casal que foi assassinado no dia 29 de junho de 2010, quando chegavam em casa, no bairro de Brotas, em Salvador.

A assembléia escolheu uma diretoria para a entidade, que conta com a participação da família Colombiano, da família Galindo, de dirigentes sindicais e representantes da sociedade civil. Foi formado também um Conselho Consultivo, que terá a participação do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia, Adilson Araújo; do presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, além de outras lideranças sociais e políticas. O Instituto vai começar a funcionar logo após os trâmites legais serem concluídos.

“Hoje está sendo um dia muito marcante, com muitas manifestações em homenagem a Paulo e Catarina. Todas as atividades que fizemos até o momento tiveram muita repercussão porque o fato é muito recente, mas com o tempo o crime pode ser esquecido. Mas, esta iniciativa foi uma grande sacada, pois perpetua e manterá acesa a chama da luta de Paulo e Catarina, que foram assassinados brutalmente por serem pessoas sérias e honestas”, disse Geraldo Galindo, presidente do PCdoB em Salvador e parente do casal.

O Instituto Reacender tem o objetivo de formar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho baiano, que tem uma grande demanda, além de manter viva a memória de Colombiano e Catarina. Inicialmente o atendimento será voltado para a família rodoviária com o intuito de qualificar e re-qualificar os trabalhadores e seus familiares, mas também com o desenvolvimento de políticas sociais de combate às injustiças e de promoção da cidadania.

Presentes ao evento, familiares de Colombiano e Catarina agradeceram pela homenagem e reforçaram a necessidade de que o Instituto mantenham vivos os ideais defendidos pelo casal. “Gostaria de agradecer a iniciativa e desejar que o Instituto leve adiante as ideias do meu pai, de lutar até o fim e não deixar que se corrompam os seus ideais”, afirmou Tiago Colombiano, filho de Paulo Colombiano.

Fonte: Eliane Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.