Em nota, professores cetebistas do Pará denunciam descaso do governo estadual

Em uma nota divulgada na última terça-feira (28), os professores da educação pública do estado do Pará criticaram Atitude descaso do atual governo estadual, Simão Jatene e exigem medidas concretas e contuntendes no sentido de resolver os anseios e necessidades da categoria.

Para os professores, que compõem a base da CTB dentro do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do estado do Pará) mais do que nunca, se torna necessário fortalecer a unidade dos trabalhadores do setor para, em parceria com sindicato e centrais,  desmascarar o governo do estado, que vem atacando e retirando direitos da classe trabalhadora.

Confira abaixo a nota na íntegra:

No meio do fogo cruzado entre SINTEPP e Governo do Estado, está a educação pública no nosso Estado, que passa por um crescente processo de sucateamento. Já é de conhecimento público as reais intenções do governo tucano em relação à educação, o descaso é tão evidente, tendo como lógica o Estado mínimo, as privatizações das empresas estatais, os arrochos salariais dos servidores públicos e o velho discurso de seus executores para impedir avanços e conquistas da categoria.

Os trabalhadores e as trabalhadoras em educação arrancaram no governo anterior o PCCR. O Plano de Carreira, Cargo e Remuneração faz parte de uma conquista da categoria e não pode ser tratado com o descaso que vem sendo dispensado pelo governo tucano de Simão Jatene-PSDB, o que exige ações concretas e contundentes dos trabalhadores em educação, em especial da direção do SINTEPP que é o Sindicato da categoria, para resguardar as conquistas alcançadas.

Na lógica neoliberal dos tucanos, a implementação do PCCR, com a garantia dos triênios, das licenças prêmios, e de todas as outras vantagens conquistadas com a luta dos trabalhadores e na aprovação e sanção do PCCR no ano passado, rumo a dignidade destes homens e mulheres que constroem e fazem a educação do Pará, vai de água abaixo se a categoria não intensifica as mobilizações e pressão ao governo do Estado.

Neste momento a unidade é fundamental, da categoria e de seus representantes, bem como, ampliando o debate e a campanha salarial com os demais sindicatos de servidores públicos do Estado, com o apoio do conjunto das centrais sindicais, rumo a um movimento capaz de desmascarar este governo, junto à opinião pública, que vem atacando e retirando direitos da classe trabalhadora, que é o funcionalismo público que executa as políticas públicas no Pará.

E esta categoria, que por diversas vezes, já demonstrou a sua força em vários momentos, na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, por melhorias nas condições de trabalho e da infra-estrutura das unidades de ensino e pelo devido reconhecimento que tem que ser executado acima de qualquer discurso pelo poder público a esta brava categoria.

Portanto, a falácia de que o tempo não foi o suficiente para realizar o levantamento dos dados para a implementação do PCCR, não nos convenceu e não nos convence. Exigimos a imediata implementação do PCCR, e suas devidas correções rumo à ampliação de direitos, bem como exigimos eleições diretas para as direções escolares, negociação já com a categoria para o reajuste salarial e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação pública do Pará. Vamos a luta rumo a manutenção e ampliação de direitos e conquistas para a categoria.

Núcleo Sindical de Base da Educação – CTB/Pará

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.