Professores e funcionários de escolas estaduais do Rio de Janeiro, em greve desde 7 de junho, fazem uma passeata na avenida Rio Branco, no centro, na manhã desta sexta-feira (17).
Por volta do meio-dia, uma pista da via estava interditada para a passagem de cerca de 120 manifestantes, segundo estimou a Polícia Militar. Os professores saíram da Candelária e pretendem seguir até o prédio da Secretaria de Estado de Planejamento, na rua Erasmo Braga. Eles distribuem panfletos explicando os motivos da paralisação nas escolas do Estado, que já dura nove dias.
A categoria reivindica aumento de 26% no salário, a incorporação imediata de todas as gratificações do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015) e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos de educação estadual.
Segundo a coordenadoria geral do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), cerca de 800 mil alunos da rede estadual de educação do Rio de Janeiro encontram-se fora das salas de aula, por conta da greve do professores.
Com agências