Bancários da Bahia priorizam aumento real

Os bancários da Bahia priorizam aumento real e ampliação do piso na campanha salarial 2011. O índice de funcionários que consideram o reajuste mais importante chega a 40,9%. Outros 23% acham a ampliação do piso um ponto fundamental nas mesas de negociação.

Os dados fazem parte de pesquisa feita na base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. No total, 1.315 trabalhadores foram entrevistados. A categoria também pôde opinar sobre o valor ideal para o reajuste. No total, 50,8% dos bancários indicam o índice entre 10,1% e 15% para o período de setembro de 2010 e agosto de 2011, com uma inflação projetada em 7,5%.

Quando o assunto é saúde fica evidente a pressão sofrida pelos empregados. Dos entrevistados, 30,5% priorizam o fim das metas e 29,5% o combate ao assédio moral. Sobre o trabalho, 25,6% acham importante a garantia de emprego e a ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Outros 22,2% consideram a ampliação do quadro de funcionários um ponto fundamental a ser levado à mesa de negociação.

O levantamento apurou também como será o engajamento da categoria na campanha salarial. O resultado é excelente. No total, 91,6% dos entrevistados dizem que vão participar ativamente da mobilização, seja por meio das assembleias, reuniões, paralisação parcial e até greve.

Fonte: SEEB-SE