Trabalhadores da Sabesp entram em greve por tempo indeterminado

Os funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiram em aasembleia realizada na noite da terça-feira (31) entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta (1º).

Representados pelo Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 7,33% pelo ICV-Dieese, aumento real de 20,1%, 25,34% de reposição das perdas, a volta do Adicional por Tempo de Serviço(ATS) e 100% de garantia no emprego, entre outras reivindicações.

De acordo com informações do sindicato, a adesão ao movimento é excelente, em média 70% da categoria está de braços cruzados, sendo que em algumas áreas o índice é de 100%, excetuando-se os plantões para garantir o abastecimento da população e cobrir eventuais emergências.

Para o presidente do Sintaema, René Vicente, a greve é uma forma de pressionar a empresa a apresentar uma contra proposta para categoria. “A empresa ofereceu 6,39% de reajuste e 1,30% de aumento real. Esses valores estão aquém das necessidades dos trabalhadores”, revelou o presidente do Sintaema.

Uma nova assembleia acontece nesta quarta, a partir das 18 horas, para avaliar a greve e os rumos do movimento.

Portal CTB