Em Natal, rodoviários paralisam atividades a partir desta segunda-feira

A partir da meia-noite desta segunda-feira (23), os trabalhadores do sistema rodoviário de Natal entraram entraram em greve e apenas 30% dos veículos (a chamada “frota de emergência”) estão nas ruas.

Nos últimos dias, os rodoviários (representados pelo Sintro) e os empresários do setor (representados pelo Seturn) trataram de negociar, sem sucesso – os rodoviários pedem quase 14% (mais precisamente, 13,98%) de aumento nos salários de motoristas e cobradores, enquanto os empresários apresentaram um aumento de 6,5% como contraproposta; ainda foram discutidos questões relativas a vale-alimentação, planos de saúde e motoristas acumulando função de cobradores.

O indicativo de greve foi aprovado na assembleia da última quarta-feira (18). Na quinta (19) ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a tentativa de conciliação, entre o Sintro e o Seturn, mas não houve acordo (para os rodoviários, a contraproposta dos patrões apenas “cobre” a inflação, sem ganhos reais; os patrões, de sua parte, afirmam não poder arcar com o percentual reivindicado pelos rodoviários). A próxima rodada de negociação entre rodoviários e patrões está definida para a próxima quarta (25).

A úlima greve dos rodoviários ocorreu em meados de junho de 2009 (e quase no mesmo período, para complicar a movimentação de muitas pessoas,  houve paralisação dos ferroviários).Em 2010, as partes entraram em um acordo e não houve paralisação.

Com informações das agências