CES promove lançamento de programa nacional, em Salvador

No dia 18 de maio, ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários, em Salvador, o lançamento do programa nacional do do CES, na Bahia. O evento contou com participação de 45 sindicalistas, diretores e militantes de várias entidades sindicais. Trata-se de uma promoção da CTB-Bahia que, muito consciente da necessidade de estimular o processo de formação política e sindical, enfatiza a importância de que todos os sindicalistas estudem, participem de cursos, palestras, seminários e outras atividades de formação.

O lançamento do programa nacional do CES – entidade que se dedica à formação classista dos trabalhadores e trabalhadoras, desde 1985 – foi precedido de uma palestra do Professor Augusto César Petta, diretor-técnico do CES, a respeito da importância da formação política e sindical. Ressaltou a necessidade de que as entidades sindicais pri orizem a formação dos seus dirigentes, entendendo a relação dialética entre teoria e prática. E efetivamente, imprimam um processo contínuo e sistemático de formação.

Durante o lançamento, foram apresentadas as bases do convênio estabelecido entre a CTB Nacional e o CES, através do qual estão sendo realizados cursos básicos de formação nos diversos Estados brasileiros, cursos de formação de formadores e formadoras, seminários nacionais e Planejamentos Estratégicos Situacionais das CTBs estaduais. O CES caminha para ir construindo uma Escola Nacional de Formação e um instituto de pesquisas, a fim de se conhecer mais profundamente o mundo sindical e do trabalho.

O Presidente da CTB-BA, Adilson Araujo, enfatizou muito a necessidade da formação dos dirigentes sindicais, que deve ser estendido ao conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. Considera formação como estratégica para a CTB conseguir atingir seus objetivos maiores, na luta por melhores condições de trabalho e salário e pela transformação profunda da injusta sociedade que vivemos.

Nos dias 19 e 20 de maio, será realizado , também em Salvador, organizado pela CTB-BA, o Curso Básico de Formação, de primeira e segunda etapas, fruto do convênio CTB-CES.

Fonte: CES