Seminário debate 200 anos de jornalismo na Bahia

Pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área jornalística participam, a partir desta quarta-feira (11), do seminário “200 anos de jornalismo na Bahia: transformações, atuação profissional e ensino”. O evento acontece até sexta-feira, das 8h30 às 12h30, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, e tem o objetivo de comemorar o bicentenário da imprensa, além de discutir os impactos das novas mídias no jornalismo.

O seminário discutirá ainda as transformações trazidas pela convergência tecnológica e midiática e o seu impacto nos modos de fazer jornalismo, nos métodos de trabalho, na atuação profissional, bem como os desafios que se colocam para o ensino e a formação de novos jornalistas.

Entre os debatedores, os jornalistas Florisvaldo Matos, ex-editor-chefe do jornal A Tarde; Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia; Raul Monteiro, vice-presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital, e Sergio Matos, professor Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Os deputados federais Alice Portugal, integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara; e Emiliano José, integrante das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e de Educação e Cultura da Câmara Federal também contribuirão com a discussão.

Fonte: Eliane Costa