Em greve, trabalhadores da Papaiz na Bahia promovem café da manhã

O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia promove na sexta-feira (13), a partir das 6h30, um grande café da manhã para todos os funcionários, na Praça da Resistência, em frente a  Papaiz, no bairro de Pirajá, em Salvador. A manifestação tem como objetivo mobilizar a sociedade para a luta que os trabalhadores têm travado nos últimos dias para a conquista da cesta básica e reajuste salarial.

Parlamentares como o Dep. Estadual Álvaro Gomes, Dep. Federal Daniel Almeida e a Dep. Federal Alice Portugal, se comprometeram a estar presente no ato. “A Papaiz, líder no mercado no segmento de fechaduras e cadeados, é a segunda maior empresa em numero de trabalhadores diretos no setor metalúrgico na Bahia. É também uma das empresas que pratica menor salário, sendo que a maioria absoluta dos seus trabalhadores recebe apenas R$ 660,00. O que é fortemente denunciada pelos seus trabalhadores”, afirmou Antonio Viana Balbino, presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia.

Desde outubro de 2010, o Sindicato tem tentado negociar a concessão da cesta básica. Na última terça-feira, dia 10, a empresa, durante a audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho, onde apesar de manter a proposta do reajuste escalonado de 6, 5, 4% mais R$ 600, 00 a titulo de antecipação de Participação nos Lucros e Resultados, se manteve intransigente na concessão da cesta básica.

Desde o dia 3 de maio, as atividades estão paralisadas. Cerca de 1 mil trabalhadores estão de braços cruzados. De lá pra cá, a Papaiz já amarga um grande prejuízo.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia