O Espaço Cultural Latino Americano (ECLA) e o Cineclube Walter da Silveira organizam na cidade de São Paulo nos meses de maio e junho a 1ª Mostra de cinema cubano do Ecla. A mostra exibirá quatro filmes ficcionais e dois documentários produzida pelo Instituto de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC). Os filmes contam com legenda em português.
A mostra contará com a participação do escritor e jornalista cubano Felix Contreras, que apresentará os filmes. O Ecla está localizado na Rua Abolição, 244. Bela Vista, São Paulo. SP. Telefones: (11) 3104.7401/9730.9865. Confira abaixo a programação da 1ª Mostra de cinema cubano do Ecla.
11-05-2011- QUARTA-FEIRA
A VIDA É ASSOBIAR-1998
Um filme que transcende as fronteiras do presente ao falar de uma história sobre seres que procuram a felicidade. É um dos filmes que melhor define os cubanos. É, sem dúvida, uma indagação lúcida e transcendente sob a identidade cubana (Luís Felipe Calvo). Mariana, Julita e Elpidio não são felizes. Cada um se debate entre o amor, o ódio, promessas, verdade e preconceitos. Mas, só Bebé pode revelar o segredo da felicidade.
Direção: Fernando Pérez
Roteiro: Fernando Pérez, Humberto Jiménez e Eduardo do Llano.
Produzida pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC).
Com: Luís Alberto Garcia, Isabel Santos, Coralia Veloz, Rolando Brito, Claudia Rojas, Joan Manuel Reyes, Bebé Pérez.
Música: Edesio Alejandro
Edição: Julia Yip
Som: Ricardo Istueta
Diretor da Fotografia: Raúl Pérez Ureta
Primeiro Prêmio Coral, Prêmio Melhor Direção e Melhor Fotografia do XX Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano da Havana.
Outros filmes famosos diretor: Clandestinos (ópera prima), Hello Hemingway, Madagascar.
04-05-2011- QUARTA-FEIRA
A BELA DO ALHAMBRA-1990
Premio Goya da Academia de Artes y Ciências Cinematográficas da Espanha.
Havana, 1920. O famoso filme conta a historia do Teatro Alhambra de Havana (1900–1935) e sua vedete Rachel, revista musical, muito popular. Rachel trabalha como corista em circo de má sorte, onde somente tem a oportunidade de ser prostituta mas, ela sonha com outros caminhos: ser amada por um só homem e ser uma grande estrela. Sua meta é o famoso Teatro Alhambra, lugar muito peculiar, singular, para homens, onde está nascendo uma expressão nacional da arte teatral, crítica. Ela seria A Bela do Alhambra. Baseada no romance Canção de Rachel de Miguel Barnet.
Roteiro e Direção: Enrique Pineda Barnet
Com: Beatriz Valdés, César Evora, Ramoncito Veloz,
Direção Musical: Gonzalo e Mario Romeu.
Produzida pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC).
18-05-2011 – QUARTA-FEIRA
LUCIA
A dramática trilogia de relatos conta para nós, em 1895, 1933 e 199…, os esforços da emancipação dos cubanos e, sobretudo, a participação das mulheres nessa luta da liberdade, de três mulheres cubanas chamadas Lucia, a primeira, que põe o rosto á traição e a vingança nos tempos da Cuba colonial. A segunda Lucia é arrastada pela corrente da frustração nos tempos da “pseudo” república corrupta e, a terceira, lutadora, corajosa e rebelde diante dos preconceitos que ainda ficam na nova Cuba da Revolução, não quer obedecer ao marido machista, rei da mulherada, que só quer uma mulher para “rainha da residência e dos bons costumes” que fala a tradição.
Direção: Humberto Solás
Roteiro: Humberto Solás, Julio García Espinosa e Nelson Rodríguez.
Produzida pelo Instituto de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC).
Música: Leo Brouwer, Joseíto Fernández
Com: Raquel Revuelta, Eslinda Núñez, Adela Legrá e Adolfo Llauradó.
25-05-201-QUARTA-FEIRA
HELLO HEMINGWAY
A garota Laurita é vizinha do escritor Ernest Heminway na Havana de 1956, a garotinha luta para acabar o vestibular para entrar à universidade e, de repente cai em suas mãos o romance O velho e o Mar e, na sua intimidade ela começa fazer comparações paralelas entre a historia do pescador Santiago e sua própria vida. “O filme está saturado do espírito da obra Hemingwayano em seu sentido mais universal: o homem na luta pelo seu sonho sempre mais além de suas possibilidades. Que pode ser destruído mas, jamais será vencido” (Gladys Rodríguez Ferrero)
Hello Hemingway apresenta o interesse adicional de imagens do patrimônio hemingweyano existente em Cuba nos arquivos do Instituto de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), e que permitem conhecer mais a vida do grande escritor norte americano.
Direção e Roteiro: FERNANDO PEREZ
Com: Laura de la Uz, Raul Paz, Martha del Río, Herminia Sánchez.
01-06-2011 – QUARTA-FEIRA
DOCUMENTÁRIOS:
NOSSA A MÚSICA -1964
Como no balcão do bar noturno ou o lunetário do teatro ou entre os intérpretes, com uma aproximação inquisitiva e amorosa, (Rogelio) mostra a imagem e a força daqueles que animarão nossas noites e fizeram mais amáveis nossos romances e insônias, recheando a solidão
de som amáveis, de ritmos e melodia (Reinaldo Gonzáles).
Com: Bola de Neve (Ignacio Villa Fernández), Celeste Mendoza. Ana Gloria, Elena Burke, Charanga Francesa, Septeto Nacional de Ignacio Piñeiro, Silvio e Ada, Quinteto Instrumental de Música Moderna, Orquestra de Félix Chapottin, Comparsa do Cocuyé, Grupo Orilé. Conjunto Folklórico Nacional,
Trova Santiaguera.
O MAMBO E O CHA CHA CHÁ
Dois documentários (DVD) de importantes gêneros da música cubana. Suas orígens, evolução e figuras.
Músicas: Enrique Jorrín e Dámaso Pérez Prado
e suas repercussões no mundo.
Direção e Roteiro: Rogelio Paris
Fotografía: Antonio Tucho Rodríguez e José López.
Edição: Nelson Rodríguez
Produzidos pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC).
CINECLUBE WALTER DA SILVEIRA. Rua Abolição, 244. Bela Vista, São Paulo. SP. Telefones: (11) 3104 7401/9730 9865.