Diante da intransigência do segmento patronal na mesa de negociação, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna (BA) está “visitando” os principais supermercados da cidade com o objetivo de informar clientes e funcionários sobre a Campanha Salarial.
Na quinta-feira (31), a manifestação ocorreu nos supermercados Barateiro e Itão, ambos no bairro São Caetano e de propriedade do mesmo grupo. Os diretores do sindicato protestaram contra o assédio moral e a super exploração sofrida pelos funcionários destes supermercados, exigindo aumento real dos pisos salariais e melhores condições de trabalho. Mas, como sempre, o Itão e o segmento patronal choram suas pitangas de barriga cheia.
Nos últimos anos, o grupo Itão tem aproveitado bem o crescimento econômico do país e do setor supermercadista em especial, ampliando substancialmente seu patrimônio com a ciração de um Atacadão no centro comercial e da luxuosa filial do São Caetano, que tem até Espaço Goumet. No entanto, os representantes do grupo na mesa de negociação são os mais intransigentes e preconceituosos. Negam-se a atender as reivindicações dos trabalhadores e ainda tripudiam com opiniões lamentáveis. Na segunda rodada de negociação o advogado da empresa se referiu aos trabalhadores como imbecis e idiotas. Por aí se nota quanta consideração o Itão tem por seus funcionários.
Outras manifestações deverão ocorrer, possivelmente com a participação dos trabalhadores rurais e outras categorias profissionais, até que o sindicato patronal jogue no lixo seu prconceito e sua arrogância e apresente uma proposta decente aos trabalhadores.
Fonte: Sindicato dos Comerciários de Itabuna