UIS Transporte promove Conferência Internacional no Chipre

Com o tema “mobilizar os trabalhadores dos transportes na luta contra a crise mundial: emprego – salários – direitos”, a UIS-Transporte – União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores em Transportes encerrou na última segunda-feira (16), uma Conferência Internacional na cidade de Larnaca, no Chipre.

Com uma platéia compposta por 60 delegados de 19 países, a solenidade de abertura contou com a presença da Ministra do Trabalho e Comunicação do Governo Popular do Chipre e do Secretário Geral da FSM, George Mavrikos.

O Brasil foi representado na Conferência pelos dirigentes da CTB, Wagner Fajardo – atual Secretário Geral da UIS-Transporte e membro da direção e José Adilson Pereira –  responsável pelo setor de transporte. Participaram ainda os companheiros Hamilton da Federação dos Trabalhadores Rodoviários de Minas Gerais e José do Couto Filho, da executiva da CNTTT, ambos dirigentes da Nova Central Sindical.

Wagner Fajardo ao fazer a exposição que orientou os debates da Conferência, lembrou que a construção da UIS-Transporte tem sido um desafio muito grande desde o Congresso de reorganização realizado em dezembro de 2007 em Belo Horizonte. Esta Conferência, no entanto, pela sua abrangência e representatividade pode ser um marco no processo de difusão e fortalecimento da entidade (Clique e confira na íntegra da intervenção).

Já o companheiro José Adilson, em sua intervenção, falou sobre a necessidade de promover a integração dos sindicatos para lutar por bandeiras comuns, principalmente no setor marítimo e portuário onde atua, pois as empresas e governos praticam uma política de redução de direitos em cada país e essa unidade permite lutar globalmente contra isto.

A Conferência aprovou uma declaração final que faz uma avaliação da situação dos trabalhadores provocada pela crise econômica mundial e convoca o movimento sindical dos trabalhadores em transporte a uma unidade contra a exploração capitalista e convoca uma jornada de luta por melhoria das condições de trabalho e um dia mundial de luta em 26 de outubro de 2011, em defesa da valorização dos salários, combate a precariedade do trabalho e à desregulamentação das jornadas de trabalho, segurança e saúde nos locais de trabalho e defesa do transporte público e estatal (veja a seguir a declaração final da conferência).

Por Wagner Fajardo