Greve dos agente penitenciários de Alagoas chega ao fim

Os agentes penitenciários de Alagoas decidiram encerrar a greve da categoria deflagrada há 15 dias. A justiça alagoana decretou a greve ilegal, decisão ignorada pela categoria que manteve a paralisação iniciada em 15 de janeiro e encerrada somente neste sábado, 29, período marcado por denúncias de torturas nos presídios e de ‘servidores fantasmas’ no sistema penitenciário estadual pelo comando de greve.

Enquanto os supostos casos de violência estão sendo apurados, a alegada irregularidade é apenas negada pela Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp). O assessor jurídico do Sindapen (Sindicato dos Agentes Penitenciários), Fernando Oliveira, declarou que a categoria decidiu dar um voto de confiança ao novo Secretário de Defesa Social, coronel PM Dário César, que prometeu rever a situação dos agentes que há quatro anos estão sem reajuste salarial.

Oliveira contou também que nenhum documento foi assinado pelo governo como garantia de que as reivindicações da classe serão atendidas. Por conta disso, os agentes decidiram suspender a greve pelos próximos 90 dias, prazo em que as reivindicações serão discutidas entre o Sindapen e o governo de Alagoas.

Segundo o presidente do Sindapen, Jarbas de Souza, os serviços que foram suspensos durante os 15 dias da greve serão retomados ainda nesta semana, após uma vistoria nos presídios.a

Fonte: Redação Aqui Acontece