Coordenadora da UBM-CE denuncia assassinatos de mulheres em Fortaleza

Em apenas três dias, cinco mulheres foram assassinadas no Ceará no início deste ano. Quatro delas somente na Grande Fortaleza. A vendedora Francisca Caroline Santiago Nunes, 24, foi morta com tiros na cabeça na presença dos filhos, de sete e dois anos de idade. A adolescente Socorro Pereira Gonçalves, 15, foi executada a tiro. A dona-de-casa Vera Lúcia Araújo Rodrigues, 43, foi assassinada na região metropolitana. O corpo de Janaína Rodrigues da Silva foi encontrado despido e com ferimentos em um terreno baldio e a jovem Carla Taline Menezes Ferreira, 19, foi morta com vários tiros na cabeça.

As informações sobre essas vítimas foram retiradas do site do Jornal Diário do Nordeste, mas a denúncia dos crimes à União Brasileira de Mulheres (UBM) foi feita pela coordenadora estadual da UBM no Ceará, Francileuda Soares. Segundo ela, o movimento de mulheres do Ceará tem se reunido para avaliar essa situação de violência contra as mulheres e prepara ações para chamar a atenção da sociedade em relação à brutalidade expressas nestes assassinatos.

“A UBM e outras entidades do movimento de mulheres estão preparando uma nota unificada que chama a atenção para estes tipos de mortes e também está publicizando essas notícias em seus canais de comunicação. Nas atividades do próximo dia 08 de Março, que já estamos pensando em conjunto, vamos levar essa nota-manifesto  para às ruas, paras as nossas mobilizações e chamar à atenção das autoridades para que tomem providências sobre esses assassinatos que são caracterizados por extrema brutalidade”, destaca.

Segundo ela, o movimento de mulheres ainda não dialogou com poder público, pois ainda está em processo de articulação com todas as entidades que estão discutindo a situação,  mas fará visitas às delegacias de mulher e vão acionar o Ministério Público para dialogar sobre as formas que, coincidentemente, essas mulheres têm sido assassinadas e buscar alternativas para ajudar a reduzir e por fim a crimes como estes.

Leia a matéria do Diário do Nordeste na íntegra:  Cinco mulheres mortas em apenas três dias de 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.