O encontro entre a secretária municipal de Educação, Adriana Trindade e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) na manhã da terça-feira (25) rendeu promessas de cumprimento de acordos por parte da representante da prefeitura. Segundo Fátima Cardoso, presidente do Sinte, os professores receberão no final deste mês os pagamentos referentes a 1/3 das férias. Na reunião não foi debatido, entretanto, o indicativo de greve que pode ser deflagrada no primeiro dia de aulas das escolas públicas municipais, em 9 de fevereiro. Professores cobram aumento de 15,29% nos salários.
Apesar das promessas da prefeitura em cumprir os acordos debatidos durante a reunião, Fátima Cardoso afirma que o indicativo de greve continua até pelo menos o dia 31 deste mês, quando mais um encontro será realizado. “Se eles cumprirem o que disseram, foi uma reunião positiva. Porém, nada foi conversado em relação ao aumento e a greve não foi descartada”.
Orçamento
Segundo a presidente do Sinte/RN, a prefeitura deixou de repassar, somente em 2010, mais de R$ 1 milhão oriundos do Recurso do Orçamento do Município (ROM) as escolas da rede, descumprindo uma obrigatoriedade.
Sobre as verbas do ROM, Adriana Trindade afirma que o repasse será realizado até o final do mês ou início de fevereiro quando o orçamento municipal for aberto. Além deste débito, a prefeitura afirmou que irá sanar a dívida de R$ 12.900,00 em descontos de vale-transporte nos contracheques dos profissionais entre janeiro e abril de 2010. Não informou, porém, o que irá fazer para compensar os meses nos quais não efetuou o repasse das passagens de ônibus aos professores e estes tiveram que pagar do próprio bolso. “Sempre fica a indagação de que eles (a prefeitura) estão negociando e nada é resolvido”, comenta Fátima Cardoso.
Até a próxima reunião que está marcada para o dia 31 de janeiro, uma assembleia será realizada pelo Sinte para discutir amplamente com os professores, os rumos a serem tomados no ano letivo 2011.
Adriana Trindade afirmou que fará o possível, junto ao prefeito em exercício Paulinho Freire e à prefeita licenciada Micarla de Sousa, para cumprir com os acordos.
Com informações das agências