Aeroviários devem se mobilizar nesta segunda no Pará

 

Os aeroviários do Aeroporto Internacional de Belém pretendem realizar na tarde de hoje uma mobilização para informar a sociedade as pautas de reivindicações da categoria, que pretendem entrar em greve em todo o Brasil a partir do dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal. Os trabalhadores pedem 15% de reposição salarial, 30% de reajuste nos pisos, cesta-básica e vale-alimentação.

Na reunião da última quarta-feira (15) no Rio de Janeiro, representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e lideranças dos sindicatos dos aeroviários e aeronautas não chegaram a um acordo sobre o percentual de reajuste salarial que será dado aos trabalhadores. Os empresários propõem reajuste de 6,08%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Já os aeroviários reivindicam aumento de 30% sobre o piso salarial.

Segundo o coordenador da Região Norte do Sindicato Nacional dos Aeroviários, José Geraldo dos Prazeres, o eixo central da manifestação será Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), por conta da demanda e pela repercussão que a greve pode alcançar. “Em Belém, o Sindicato vai realizar uma manifestação para conscientizar os usuários sobre a necessidade da greve, e mostrar que os trabalhadores de todo país não estão satisfeitos com o salário da categoria”, afirmou.

De acordo com o coordenado, a manifestação no Aeroporto Internacional de Belém será feito de forma tranquila com faixas, cartazes e distribuição de panfletos. “Com a greve os trabalhadores podem chegar num reajuste justo, que possa atender o mínimo da necessidade da categoria”, acrescentou.

Em relação ao cancelamento dos voos no Aeroporto de Belém, José Geraldo acredita que isso vai depender da intensidade da greve no sudeste do País. “Com a suspensão geral das atividades dos trabalhadores do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), dificilmente os aviões vão chegar à Belém”. (Diário do Pará)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.