Presidente do sindicato dos camelôs é assassinado no centro de São Paulo

O presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo, Afonso José da Silva, foi assassinado ontem à tarde na sede da entidade, na Rua Brigadeiro Machado, no Brás, centro.

Afonso Camelô, como era conhecido, ficou famoso em 1999, quando escapou de um atentado e denunciou a existência da Máfia de Fiscais, que achacava ambulantes. O esquema era controlado por administradores regionais e vereadores da cidade (leia ao lado). “Quem o matou provavelmente o conhecia, pois entrou no sindicato e foi até a sala dele”, disse o delegado Aldo Galiano Junior, titular da 1.ª Delegacia Seccional de Polícia.

Após ser baleado, o sindicalista ainda foi levado ao Hospital Tatuapé, na zona leste, em estado gravíssimo, onde morreu. No fim da tarde, o departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu as investigações do caso.