Nicarágua: Organização feminista lança campanha em defesa dos direitos das mulheres

“Todos os direitos para todas as mulheres”. Esse é o lema da nova campanha do Programa Feminista La Corriente, na Nicarágua.  Através de cartazes e vídeo, a organização pretende dar visibilidade aos direitos de todas as mulheres, com destaque especial para aquelas que são constantemente vítimas de racismo, homofobia e sexismo.

De acordo com a organização, a campanha tem o objetivo de “sensibilizar tanto homens quanto mulheres sobre a situação de discriminação que vive as mulheres afrodescendentes, indígenas, lésbicas, com deficiência, tanto por sua condição de mulher quanto por sua posição de classe, origem étnica e opção sexual”.

No vídeo, La Corriente ressalta que todas as mulheres, sejam elas afrodescendentes, indígenas, lésbicas, transexuais ou com deficiência, têm direito a: serem educadas em idiomas próprios, locomoverem-se em todos os lugares públicos sem obstáculos arquitetônicos, serem reconhecidas legalmente como par lésbico e serem reconhecidas por sua cultura afrodescendente ou indígena.

Além disso, a organização ressalta que também são direitos das mulheres: andar nas ruas com tranquilidade, viver sem violência, definir-se como mulher, receber salários iguais aos dos homens por trabalhos iguais, dividir o trabalho doméstico, não ser discriminada por ser mulher, entre outros.

La Corriente

La Corriente é uma organização feminista criada em 1994 com o objetivo de ser um espaço de encontro a fim de fortalecer a defesa dos direitos humanos e cidadãos das mulheres. Entre as atividades da organização, estão: pesquisas sobre a participação das mulheres, divulgação de propostas feministas, formação de líderes e promoção de espaços de troca para favorecer a ação coletiva.

{youtube width=”600″ height=”400″}pBBQDNcNCdU{/youtube}

Fonte: Adital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.