A direção do Encontro Sindical Nossa América (ESNA), por meio de seu coordenador-geral Juan Castillo, divulgou uma nota nesta sexta-feira se solidarizando ao resgate dos 33 mineiros do Chile, além de cobrar das autoridades melhorias na legislação trabalhista para o setor.
Leia abaixo a íntegra da nota:
O Encontro Sindical Nossa América saúda e se congratula pelo resgate com vida dos 33 trabalhadores mineiros do Chile. Saudamos o esforço e a unidade de seu povo para conseguir esse objetivo.
No entanto, não podemos deixar de denunciar que esse feito se deve às condições subumanas em que vivem milhões de trabalhadores em nosso continente. As multinacionais somente buscam obter lucros e isso é feito a qualquer custo, inclusive o da vida humana.
É imprescindível que o movimento sindical organizado trabalhe em busca de uma legislação que permita aos trabalhadores de diferentes setores da economia contar com as medidas de segurança necessárias para garantir trabalhos com boas condições.
Para isso devemos estar em alerta para o cumprimento das normas vigentes e sua aplicação. Isso nos permitirá avançar em nossos objetivos de aprofundar as mudanças em favor de nossa classe e do povo.
Isso faz parte de nossa luta em defesa de uma nova sociedade, sim explorados e nem exploradores, que defenda o meio ambiente e a busca da harmonia em nossa planeta.
Viva a vida!
Viva os mineiros do Chile!
Juan Castillo
Coordenador-geral do ESNA