França: Nova greve geral desafia as reformas direitistas de Sarkozy

Cerca de 300.000 pessoas saíram às ruas em Paris nesta quinta-feira (23), para protestar contra a reforma do sistema de aposentadoria promovida pelo governo conservador do presidente Nicolas Sarkozy.

A manifestação de Paris é a mais importante das 230 convocadas em todo o país contra a reforma do sistema de aposentadorias vigente desde 1983, que prevê aumentar de 60 a 62 anos a partir de 2018 a idade para ter direito a se aposentar. Os principais líderes do movimento acreditam essa jornada de greve e protestos mobilizem a mesma quantidade de manifestantes do dia 7 de setembro, quando 2,7 milhões de pessoas saíram às ruas em todo o país.

Os transportes públicos, os aeroportos e as escolas da França foram afetados pela nova greve e protestos. A paralisação começou na noite de quarta-feira em vários trens intermunicipais, deixando alguns passageiros retidos nas estações. A maioria das viagens aéreas e ferroviárias internacionais não foi afetada.

O ministro do Trabalho, Eric Woerth, disse que o governo não vai desistir da reforma, destinada a conter o déficit do sistema previdenciário. “Se você não reformá-lo, ele simplesmente não será viável, e não seremos capazes de pagar as pensões dos franceses”, afirmou ele a jornalistas na quarta-feira.

Outros países europeus, especialmente Grécia e Espanha, devem também ter protestos nas próximas duas semanas contra planos de austeridade fiscal definidos pelos governos por causa do endividamento do Estado.

franca_2309

O projeto do governo francês prevê maior contribuição previdenciária dos funcionários públicos e elevação da idade mínima de aposentadoria e da idade para a aposentadoria com salário integral.

A medida penaliza mais quem começa a trabalhar cedo ou faz trabalhos fisicamente exaustivos, e as mulheres que se afastam da carreira para ter filhos e terão de trabalhar até os 67 anos para fazer jus à aposentadoria integral.

A reforma já foi aprovada pelos deputados franceses, e deve ser debatida em outubro no Senado. Uma pesquisa do instituto Viavoice mostrou que 59 por cento dos franceses são contra a elevação da idade mínima de aposentadoria, e 63 por cento apoiam os protestos.

Contrariedade

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo instituto Viavoice mostra que 59% dos franceses se posicionam contra Sarkozy em seu projeto de alteração da Previdência francesa. As manifestações, por sua vez, são apoiadas por 63% da população.

Diante da pressão da sociedade, alguns ministros já se mostram dispostos a renegociar alguns dos pontos da reforma proposta.

Com agências