SindHotel Paraíba ameaça promover paralisação geral

A direção do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado da Paraíba (SindHotel) está dando um prazo de 15 dias para que o sindicato patronal cumpra a negociação coletiva relacionada à ‘Campanha Salarial 2009/2010’, realizada durante mesa-redonda na Delegacia Regional do Trabalho na Paraíba (DRT-PB), no mês de março.

Se dentro desse prazo não houver uma decisão, o SindHotel vai dar início a uma mobilização da categoria durante o mês de agosto, programando para a primeira semana de setembro uma paralisação total dos trabalhadores do segmento de bares e hotéis de João Pessoa.

O aviso é do presidente do SindHotel, Geraldo Lima, lembrando que, além de um novo piso da categoria, o acordo que não está sendo cumprido pelos patrões prevê um reajuste salarial de 7% para os trabalhadores que já ganham acima desse piso.

O SindHotel vem denunciando que a assessoria jurídica do sindicato patronal se recusa a assinar a ata que oficializa a convenção trabalhista firmada entre patrões e empregados do segmento hoteleiro na Paraíba, deixando milhares de trabalhadores sem reajuste salarial. O advogado do sindicato dos empregadores insiste em deixar de fora cláusulas sociais e sindicais.

O sindicato patronal fechou o acordo com a categoria, mas, no dia seguinte, quando da assinatura da ata, houve recusa ao cumprimento do acordo. Geraldo Lima lembra que no dia 10 de março, trabalhadores e representantes patronais retomaram as negociações coletivas relacionadas à ‘Campanha Salarial 2009/2010’, durante mesa-redonda realizada nas dependências da Delegacia Regional do Trabalho na Paraíba (DRT-PB).

“Fechamos um acordo, mas, no dia seguinte, só as cláusulas econômicas continuavam no documento da convenção trabalhista. As demais cláusulas, sindicais e sociais, já registradas em convenções anteriores, desapareceram”, denuncia Geraldo.