Lula convida novo presidente da Colômbia a fortalecer a Unasul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou neste domingo (20/6) uma mensagem de felicitação ao presidente eleito dos colombianos, Juan Manuel Santos, convidando-o a somar esforços em fóruns internacionais e a fortalecer a Unasul (União de Nações Sul-americanas).

Em carta divulgada após a vitória de Santos nas eleições deste domingo, Lula confiou em ter “em breve” um encontro pessoal para avançar em vários temas de interesse bilateral.

“Tenha certeza que contará sempre com a disposição do Governo brasileiro de trabalhar para que se aprofundem ainda mais os laços de amizade e cooperação que nos unem e para que, juntos, somemos esforços nos fóruns internacionais nos muitos temas de nosso interesse comum”, diz Lula.

Além disso, indicou que sabe de antemão que encontrará em Santos toda a disposição de contribuir para o “fortalecimento da Unasul como instrumento de paz, de cooperação e de desenvolvimento da região”.

Lula indicou, além disso, que as eleições que deram o triunfo a Santos demonstram a “maturidade e solidez da democracia colombiana”.

“Brasil e Colômbia compartilham a mesma geografia, uma extensa fronteira comum e desafios semelhantes. Na integração encontraremos muitas das respostas para os problemas que enfrentamos”, especificou Lula.

Santos tomará posse do cargo no dia 7 de agosto, data na qual expira o mandato de Uribe, que permaneceu oito anos no poder.

Vantagem ampla

Juan Manuel Santos, candidato governista à Presidência da Colômbia, venceu as eleições realizadas neste domingo com 68,9% dos votos e derrotou Antanas Mockus, candidato de oposição e ex-prefeito da capital Bogotá, que ficou com 27,5%.

Em um pleito com 55% de abstenção, Mockus, candidato do Partido Verde colombiano, venceu apenas em um dos 32 departamentos do país, em Putumayo.

Com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.