MONTEVIDÉU, 13 JUL (ANSA) – O presidente da Bolívia, Evo Morales, faz nesta segunda-feira uma visita oficial de oito horas a Montevidéu. Em sua chegada, o mandatário foi recebido pelo chanceler uruguaio, Gonzalo Fernández.
A presidência uruguaia confirmou à ANSA que Morales já está no país, acompanhado pelo chanceler boliviano David Choquehuanca. Ambos receberam a saudação protocolar do chefe da diplomacia uruguaia.
Durante as poucas horas em que permanecerá no país, Morales negociará com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, acordos para a utilização de portos locais para escoamento de produção boliviana que será exportada.
"Poderíamos sair ao Atlântico pelo território uruguaio com facilidades portuárias para que a Bolívia possa ter acesso a países terceiros através de seus portos", afirmou ontem Choquehuanca, ao confirmar a viagem de Morales.
Ainda na visita de hoje, Morales pretende conversar com Vázquez sobre possíveis acordos para a venda do gás boliviano ao Uruguai. Outro tema da agenda dos trabalhos de hoje é a proposta de reabilitar a aliança Urupabol, integrada pelos dois países e pelo Paraguai.
O acordo, firmado na década de 1970, visa desenvolver o comércio entre os três países e favorecer o uso da hidrovia Paraguai-Paraná, de mais de 3 mil quilômetros.
(ANSA)