O novo sistema de pagamentos foi oficializado em solenidade realizada às 19 horas desta quinta-feira em Buenos Aires, com a presença dos presidentes dos BCs e outras autoridades dos dois países.
De acordo com a Resolução n.º 3.608, "o SML é um sistema informatizado por meio do qual podem ser feitas transferências de fundos relativas ao recebimento de receitas de exportações brasileiras para a Argentina e ao pagamento de importações brasileiras da Argentina, em reais e em pesos argentinos, respectivamente".
Cabe ao Banco Central, segundo a norma, consolidar diariamente os valores referentes aos pagamentos e recebimentos processados no SML com o Banco Central da República Argentina, pelo seu equivalente em dólares dos Estados Unidos, apurando o valor líquido a ser transferido pelo banco central devedor.
A mudança, que segundo estudos do governo vai beneficiar exportadores e importadores dos dois lados da fronteira, é considerada por muitos como o primeiro passo na direção de uma moeda única do Mercosul. É também mais um notório sinal do declínio da hegemonia do dólar e dos EUA no mundo e, em especial, na América Latina.
(da redação do Portal CTB, com informações da Agência Brasil)