Metade dos uruguaios acredita que a coalizão de esquerda Frente Ampla irá vencer as próximas eleições. O mesmo percentual considera Danilo Astori o pré-candidato com mais possibilidades de ser o novo presidente do país, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) no país.
De acordo com a consulta da Interconsult, a Frente Ampla está na frente, com 41% das intenções de votos, para as eleições de outubro de 2009, e 50% dos entrevistados acreditam que a aliança governará o país pelo segundo mandato consecutivo.
Juan Carlos Doyenart, diretor da Interconsult, esclareceu que hoje "ninguém diz com clareza que a Frente [Ampla] se manterá no governo", porque, "juntos, os partidos de oposição superam o governo e o número de indecisos ainda é muito amplo".
O estudo, divulgado pelo jornal Ultimas Notícias, indicou também que o conservador Partido Nacional ganhou espaço nas últimas semanas, enquanto o Partido Blanco atingiu 33% das intenções de voto e 38% acreditam que esse será o partido com mais chances de vencer as eleições.
Já o Partido Colorado conseguiu apenas 8% das intenções de voto e 4% acreditam em sua vitória.
Sobre os pré-candidatos, o ex-ministro da Economia Danilo Astori é cotado como futuro presidente do país por 28% dos uruguaios entrevistados. Para 21%, será eleito o blanco Jorge Larrañaga, 15% acreditam na vitória do dirigente tupamaro José Mujica e 14% no ex-presidente Luis Lacalle.
A pesquisa foi realizada entre 12 e 18 de setembro em 870 residências em localidades com mais de cinco mil habitantes.
Fonte: Ansa Latina