Adilson Araújo: O 1º de maio unificado das Centrais Sindicais contribui decisivamente para a defesa da nação e das conquistas do povo

Por Railídia Carvalho

O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo afirmou durante o 1º de maio virtual, realizado nesta sexta-feira (1º), que as  Centrais Sindicais tem papel estratégico na crise brasileira. De acordo com o dirigente, que é trabalhador bancário, o primeiro de maio unificado deste ano será “uma contribuição decisiva para a defesa da nação e das conquistas do povo”. 

O 1º de maio em meio a pandemia do coronavírus reuniu virtualmente durante 6 horas sindicalistas, artistas de diversos gêneros, políticos, ativistas internacionais e teve a presença de três ex-presidentes da República Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Adilson Araújo discursou que impõe-se ao movimento sindical a defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora e das conquistas consagradas em acordos e convenções coletivas. “É fundamental proteger o emprego e os salários, prorrogar o prazo do seguro-desemprego, garantir a renda básica emergencial e assegurar medidas de segurança e proteção a vida”, defendeu o dirigente.

Frente Ampla e defesa do estado democrático de direitos

O dirigente também acusou o presidente Jair Bolsonaro de abrir caminho para a implantação de um regime autoritário no país. “Ele afronta a Constituição, agride o STF e o Congresso Nacional. Nestas condições, a luta em defesa da democracia ganha centralidade e demanda uma frente ampla com todos aqueles que defendem plenamente o estado democrático de direito. Em defesa da vida, do emprego e do salário. Fora Bolsonaro!”.